Ensino de arte e cultura é a atividade principal da Láudano Artes.


Durante o processo de formação da primeira turma do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Estadual de Maringá, foi possível notar que a iniciativa de implementação do curso foi oportuna, pois se fez evidente a necessidade de profissionais devidamente habilitados para o ensino de Arte na educação pública.

Segundo o educador espanhol Fernando Hernández, a formação inicial de professores para o ensino das artes deve possibilitar que o futuro docente se torne um profissional crítico da educação, mantendo um foco específico na construção da identidade docente. Da mesma forma, o professor de Arte também necessita da prática artística e atividade de pesquisa. Assim, o processo de formação deste profissional, conforme a também educadora Lúcia Gouvea Pimentel, reveste-se de complexidade e importância redobradas, onde o formando precisa estar habilitado a "colaborar na tarefa de transformar o conjunto de conhecimentos e experiências em algo apreendido e aprendido como valor" (PIMENTEL, 2011, p. 767)*.


*PIMENTEL, Lucia Gouvêa. Novas territorialidades e identidades culturais: o ensino de arte e as tecnologias contemporâneas. In: GERALDO, Sheila Cabo; COSTA, Luiz Cláudio da (org.). Anais do Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. Rio de Janeiro: ANPAP, 2011.